home Bem Viver Feira Sustentável vai agitar Praça da Mandioca neste sábado

Feira Sustentável vai agitar Praça da Mandioca neste sábado

Gastronomia, artesanato, pontos de coletas de potes de vidro, tampas plásticas variadas entre outras dezenas de atividades. Terá também a distribuição gratuita de exemplares das edições da Revista Sina.

bazer sinaA Feira Sustentável da Mandioca, que já vem acontecendo há um ano, foi concebida inicialmente para ser um espaço de comercialização de produtos preferencialmente derivados de algum processo coletivo, orgânico e/ou sustentável e que valorizem a promoção da economia criativa para um publico cada vez mais notório e crescente, aos poucos foi demonstrando também seu outro viés condutor e motriz: ações que propõem, senão uma inversão na lógica do consumo pelo consumo, pelo menos na contribuição de uma mentalidade de consumo mais sustentável entre as pessoas e o meio em que ocupam, no nosso caso a nossa cidade, mais precisamente num pedaço significativo sob o aspecto histórico e social do centro histórico de Cuiabá, entorno da Praça da Mandioca.

A cada Feira, seus consumidores e clientes surgem na busca por produtos mais saudáveis de origem orgânica ou não, feito de forma manual ou criativa, sem origem animal, e etc. Mesclada a uma proposta de discussão de temas sociais alinhados ao calendário comercial do ano: em março, no mês das mulheres apoiamos o “Empedramento Feminino”, em abril ajudamos a lembrar de que todo” Dia é Dia de índio”; no mês dedicado as mães, recordamos que” Ser Mãe é Sustentável”.

Para esta edição do mês de junho, mês dedicado aos amantes e a proclamação do amor, reforçamos que “Amar é Sustentável” e que, “Quem Ama Não Agride!”, em apoio à luta a violência praticada contra as mulheres. No auxílio da discussão destas temáticas usamos a arte como instrumento: exposições de fotos de fotógrafos iniciantes e renomados, teatro de brinquedo, performances, artistas de rua, discussão de parto humanizado, artes plásticas, inclusão literária, entre outras. No campo social, a Feira Sustentável abre espaço para a participação de Ongs e entidades de cunho solidário como fim de arrecadação de fundos e promoção de suas práticas.

Neste sábado, além dos mais de 15 expositores das áreas de gastronomia, terapêutica, artesanato e artes, a ação propõe mais 3 gestos concretos de motivar a participação da sociedade em conjunto com algumas ações artísticas-sociais, como: ponto de coleta de potes de vidro com tampas de plástico destinados a instituições que trabalham com doação de leite materno; ponto de coleta de tampas plásticas variadas (garrafas pet, leite, aerossol, etc.) para projeto artístico; distribuição gratuita de exemplares das edições da Revista Sina; apresentação de “live painting (pintura ao vivo)” de Mauricio Motta e coletivo; ação de grupos de discussão da temática feminina através de poesias, musica, artes plásticas.

Feira Sustentável cresce em proporção e qualidade: em público, em novos empreendedores da economia criativa, em ações e gestos concretos coletivos e, sobretudo, em proporções físicas, ultrapassando os muros das dependências do Gran Bazar Pac, que há exatos um ano, vem realizando o evento, que agora vai ocupar a calçada de ambos os lados da rua. Que começa no perímetro da esquina da Rua 12 de Outubro com a Pedro Celestino até a esquina da Praça da Mandioca afim de acomodar os expositores, artistas, publico e moradores.

Visando a boa relação entre a Feira Sustentável e as atividades já existentes do comercio local, a ocupação dos estacionamentos deste perímetro descrito, com trafego parcial de carro na via, entre as 12 as 16hs para a montagem dos espaços dos expositores, respeitando os acessos aos estabelecimentos e casas, e das 17 as 22hs, fechamento do trafego de carros para a realização da Feira, com liberação após as 22hs.

https://www.facebook.com/events/1085414951533626/

SERVIÇO

Onde: Rua Pedro celestino – Praça da Mandioca

Quando: 11 de Junho (sábado)

Horário: das 17h às 22h

Entrada: Gratuita!

Informações: (65) 2129-3051 – Júlio Tavares – Gran Bazar Pac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *