Nota de pesar pela morte de Antônio Gonçalves Vicente, o professor Tati

toda morte matada, toda morte morrida,

se for vida doada, não é morte, é vida”

(Dom Pedro Casaldáliga)

O MST MT sente profundamente a morte do Professor Tati, que hospitalizado desde a quinta-feira passada (25), teve complicações e foi levado para UTI, e devido a uma infecção generalizada e uma pneumonia bilateral, provocou seu falecimento aos 61 anos de idade no dia de hoje pela manhã.   Leia Mais…

Mineradora canadense comprou terras de forma irregular no Xingu

A mineradora canadense Belo Sun, que pretende extrair ouro da região da Volta Grande do Xingu, adquiriu terras públicas sem consultar o Incra, denunciou servidor do órgão. A denúncia da irregularidade aconteceu durante audiência pública convocada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE), como atendimento a uma demanda dos atingidos pelo maior projeto de mineração de ouro a céu aberto do Brasil.

De acordo com o servidor do Incra Danilo Oliveira, a Belo Sun comprou áreas da União diretamente com posseiros, o que é ilegal.  “Depois disso, enviamos três ofícios à empresa, mas ela não nos respondeu, além disso, ela não nos deu os pontos de GPS para podermos localizar as áreas que terão impactos direitos e hoje não temos clareza e nem precisão do que pode acontecer nessa área”, complementou Danilo.  Leia Mais…

Samarco, Vale e BHP vão decidir quem e como indenizar por desastre

Obtida pela Pública, minuta do acordo extrajudicial entre mineradoras e governo cria uma Fundação, gerida pelas empresas, com poder de decisão sobre atingidos

 

por , , , | Agência Pública

 

A minuta do acordo extrajudicial entre Samarco, Vale e BHP Billiton, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e entidades governamentais sobre o desastre de Mariana, obtida com exclusividade pela Agência Pública, revela que as empresas terão o poder de decidir sobre quem será indenizado e sobre quanto cada pessoa ou família vai receber. Se assinado por todos os envolvidos, o acordo encerra a ação civil pública que corre na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. Leia Mais…

Spotlight: o silêncio da mídia

O filme Spotlight mostra como os jornalistas de Boston eram amigos dos personagens envolvidos no escândalo abafado. Alguma semelhança com o Brasil?

 

Léa Maria Aarão Reis* www.umacoisaeoutra.com.br

 

Spotlight- Segredos Revelados, do diretor Tom McCarthy, trata da denúncia histórica de pedofilia que acabou pública, em 2002, envolvendo 249 padres criminosos e o Cardeal Bernard Law, de Boston, que acobertou nada menos que três mil casos durante 18 anos. Um episódio gravíssimo que, em médio prazo,  colocou em cheque  toda a igreja católica, e ecoa até hoje nos quatro cantos do mundo.  Leia Mais…

‘Maior ficha suja do Brasil’, José Riva ameaça índios isolados

José Riva, ex-deputado do Mato Grosso, é rotulado como o maior ficha suja do Brasil
José Riva, ex-deputado do Mato Grosso, é rotulado como o maior ficha suja do Brasil

Por Survival International

A Survival International acaba de revelar que um fazendeiro ameaçando a terra de uma tribo isolada na Amazônia é o ex-deputado estadual rotulado como “o maior ficha suja do Brasil.”

José Riva, ex-deputado do Mato Grosso, está preso na cadeia e está sendo investigado por mais de 100 casos de suposta fraude, corrupção, formação de quadrilha e outros crimes.

A família Riva possui uma fazenda na terra dos índios isolados Kawahiva, um dos povos mais vulneráveis do planeta.

O senhor Riva afirmou diversas vezes que a tribo não existe, apesar de fotos e vídeos provarem o contrário. Ele tem feito lobby pelo direito de abrir terras indígenas para uso de pecuária e plantio.

Ele é um proeminente defensor da PEC 215, uma proposta para alterar a Constituição brasileira. Se implementada, a proposta poderá retirar os direitos territoriais duramente conquistados pelas tribos brasileiras. Leia Mais…

Seduc-MT reabre processo de licitação perigoso para as Escolas Estaduais

O Sintep/MT alerta para mais uma investida da  Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em tentar terceirizar serviços públicos. Recentemente voltou a publicar Editais de Pregão ou as famosas Cartas Convite para a Reforma Geral de Escolas em Mato Grosso.  O caso mais  recente é o da Escola Estadual Ouro Verde, em Alta Floresta ( 750 km de Cuiabá), contemplada por esse processo. Confira o link: http://goo.gl/4EPBFY. A prática já foi vista pela sociedade quando no primeiro ano de mandato do Governo Taques, tentaram repassar para os CDCEs, os conselhos deliberativos e consultivos das unidades escolares, uma responsabilidade que envolve grandes interesses da sociedade (a reforma das escolas) e por sua vez, grande somas financeiras.   Leia Mais…

Proposta concede benefício fiscal para entidades de proteção animal

O deputado Ricardo Izar (PSD-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios de criarem impostos sobre as entidades da sociedade civil dedicadas à proteção animal.

Segundo ele, o benefício fiscal proposto pela PEC 101/15 (que em termos constitucionais é chamado de imunidade tributária) abrangeria apenas as entidades que desempenham atividades de recepção, tratamento, manutenção e destinação de animais, “o que corresponde à minoria das associações protetivas”.

Leia Mais…

Sindsep-MT completa hoje 26 anos de lutas e conquistas

05-02-carlos
Carlos Alberto de Almeida, presidente do Sindsep-MT: O nosso sindicato hoje é referência para o país

Sindicato hoje é referência nacional, criado com a missão de defender os direitos e interesses dos servidores federais ativos, aposentados e pensionistas do Estado.

Convocados em assembleia geral extraordinária no dia 22 de fevereiro de 1.990, servidores federais do Ibama, Crea, Cobal, DNER, Cibrazem, DNPM, Fundação Educar, TRE, LBA, DFA, ECT, compareceram na sede do Sindicato dos Bancários, situado na rua Barão de Melgaço 3.190 para, entre outros ítens, aprovar a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado de Mato Grosso, do estatuto e eleição e posse de uma diretoria provisória.

Nesse dia estava nascendo o Sindsep-MT, que completa hoje, 26 anos de lutas. Leia Mais…

De cheiro

Desde a divisão territorial em 1977, Senado é terra infértil pra mato-grossenses. Foi assim com Gastão Müller, Vicente Vuolo, Benedito Canellas, Louremberg Rocha, Júlio Campos, Carlos Bezerra, Serys Slhessarenko, Gilberto Goellner, Antero Paes de Barros e Jayme Campos, que não se reelegeram, perderam a eleição para outros cargos imediatamente após cumprir seus mandatos ou se afastaram da vida pública. Além deles, Roberto Campos trocou Mato Grosso pelo Rio. Somente três senadores conseguiram a proeza de não ser engolidos: Márcio Lacerda, que foi vice na chapa ao governo encabeçada por Dante de Oliveira; Jonas Pinheiro, que se reelegeu em 2002 graças ao esquema montado para moer Dante de Oliveira; e Pedro Taques, que chegou ao governo não por seu desempenho parlamentar, mas por sinalizar perspectiva de mudança.  Leia Mais…

Procon-MT alerta consumidores sobre falência da ‘Mabe Eletrodomésticos’

O Procon Estadual alerta os consumidores que foi decretada a falência da “Mabe Eletrodomésticos”, fabricante das marcas Dako, Continental, GE, BHS e Bosch. Diante da incerteza de como ficará o atendimento aos clientes, especialmente no que se refere à garantia, o órgão de defesa do consumidor aconselha a população a ter cautela e, se possível, optar por outras marcas até que se tenha uma posição oficial da empresa de como ficará a garantia de seus produtos.  Leia Mais…