home Direitos Humanos Escritores de todo o mundo protestam contra sentença de morte de poeta

Escritores de todo o mundo protestam contra sentença de morte de poeta

Ashraf Fayadh, poeta condenado à morte na Arábia Saudita.
Ashraf Fayadh, poeta condenado à morte na Arábia Saudita.

Centenas de escritores juntaram-se numa ação de protesto a nível mundial para apoiar o poeta Ashraf Fayadh, condenado à morte na Arábia Saudita, por ter renunciado ao islão. A ação consistiu em leituras públicas de poemas de Fayadh e fez parte de uma campanha organizada pelo Festival Internacional de Literatura de Berlim, de acordo com o diário The Guardian. O objetivo da campanha foi pressionar os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido para que intercedam a seu favor, impedido que as autoridades sauditas cumpram a pena.

Os poemas de Ashraf Fayadh foram lidos na passada quinta-feira em 122 eventos em 44 países e esta ação foi convocada na semana anterior à divulgação do veredicto de um recurso interposto pelo poeta. No recurso, Ashraf Fayadh argumentou que a sua condenação foi baseada em alegações falsas ou que não foram corroboradas.

No início do mês, os organizadores do festival de Berlim enviaram uma carta a Barack Obama, David Cameron e ao governo alemão, assinada por 350 autores e associações, pedindo-lhes que interviessem no caso e que a ONU suspendesse a Arábia Saudita do Conselho de Direitos Humanos. Entre os autores que subscreveram o pedido estavam os prémios nóbeis Mario Vargas Llosa e Orhan Pamuk.

Depois de um primeiro recurso ter sido negado, Fayadh voltou a ser julgado e o veredicto foi a pena de morte. Segundo o The Guardian, ao ouvir a notícia, o seu pai morreu de ataque cardíaco. No mês passado, peritos em direitos humanos das Nações Unidas afirmaram que a condenação se tratava de uma violação da liberdade de expressão artística e apelaram às autoridades do país que suspendessem a execução do poeta.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *